Nos últimos anos tenho estudado os processos de criação e reorganização dos hábitos. Tanto por minha própria vida na busca em melhorar pequenas rotinas que facilitem meu dia. Assim como porque percebo como os hábitos estão totalmente ligados ao sono infantil, hoje objeto dos atendimentos familiares que realizo.
É incrível ver como todas as “pequenas coisas” que fazemos no decorrer dos dias nos cuidados com o bebê geram aprendizados e direcionam as atividades corriqueiras do seu cotidiano, principalmente no que se refere a ajudar o bebê a dormir melhor.
Nos atendimentos geralmente as mães ficam impressionadas quando frisamos que em um mês comum do início da vida do nosso bebê podemos ter amamentado ele mais de 300 vezes! Imagine essa contagem no decorrer de um ano inteiro, são centenas e centenas de ações repetidas.
Nosso cérebro aprende por processos de associação e repetição. Então nossos neurônios passam a organizar suas sinapses (caminhos neurais) a partir de comando de associa repete, associa repete, até que um novo aprendizado, ou diga-se hábito, tenha sido adquirido.
Então todas aquelas pequenas coisas passam a criar verdadeiros hábitos na vida do bebê. A forma como ele é amamentado, em que posição fica, como é colocado para arrotar, como ele pega no sono, como passa seus períodos acordados. Muitas vezes, inconscientemente, estamos nós mesmas criando pequenos hábitos que estabelecem as rotinas de sono e períodos acordado dos nossos filhos.
No livro Hábitos Atômicos de James Clear ¹, ele analisa e fornece uma série de informações e pesquisas relacionadas ao universo dos hábitos. Sejam eles para melhorar desempenhos de trabalho, mudar estilo de se alimentar e se exercitar, assim como para romper outros padrões que consideremos negativos em nossas vidas. James avalia a ciência e o comportamento por trás de nossos hábitos cotidianos e traz algumas definições interessantes ao unir as palavras “Hábito” e “Atômico”.
“Hábito: 1 uma rotina ou prática executada regularmente; uma resposta automática para uma situação específica.
Atômico: 1 uma quantidade extremamente pequena de uma coisa; a unidade irredutível de um sistema maior. 2 a fonte uma imensa energia ou poder.”
Quando trazemos essas definições iniciais para o campo do Sono Infantil, podemos refletir que no dia-a-dia comum com um bebê realizamos algumas práticas repetida e intensamente, elas por si só são tão pequenas e julgadas, muitas vezes, “irrelevante” por nós, porém criam verdadeiros padrões de comportamentos e recorrentemente formam os hábitos de sono dele.
Um exemplo para ilustrar essa situação, todos os dias, desde as primeiras semanas de vida do meu bebê, eu o amamento em média umas 10 vezes por dia, após ser alimentado de fato, ele continua no seio sugando como uma forma de relaxar e acaba dormindo. Essa cena se repete dia após dia, por 1, 2 e 3 meses. Quando a mãe cai por si o bebê já não consegue mais dormir a não ser que esteja ao seio. Momento em que surge o questionamento, essa era realmente uma demanda do bebê ou pela repetição e associação, não se tornou um padrão criado inconscientemente para o início do sono dele?
Por isso quando analisamos o sono do bebê, principalmente no seu primeiro ano de vida, alguns aspectos importantes devem ser observados: Os hábitos ainda estão sendo formados ou já estão estabelecidos? Existe alguma possibilidade de intervir neste tipo de comportamento?
Existe sim meios de melhorar um hábito de sono julgado negativo pela família. É importante entender aquela dinâmica familiar, compreender as intenções e objetivos daquela mãe, e a partir disso conscientemente planejar pequenos ajustes. Não há necessidade de que tudo sejam ações rápidas e dramáticas, mas cada pequeno ajuste feito de modo previsível e com regularidade produz resultados muito bons.
Como James Clear explica ao comentar sobre as pequenas mudanças:
“Enquanto isso, melhorar em 1% não é particularmente notável – às vezes nem é perceptível -, mas pode ser muito mais significativo, especialmente em longo prazo. A diferença que uma pequena melhoria pode fazer ao longo do tempo é impressionante. Veja como a matemática funciona: se você conseguir ficar 1% melhor a cada dia durante um ano, acabará sendo 37 vezes melhor quando terminar. Por outro lado, se ficar 1% pior a cada dia durante um ano, você declinará quase a zero. O que começa como uma pequena vitória ou um pequeno contratempo, se acumula em algo muito maior.” Clear, 2019. p. 15.
Geralmente após passar por um longo período sem dormir direito, o cansaço e a falta de motivação batem à porta, produtos naturais da privação do sono. Assim muitas famílias acham que uma solução rápida é a única opção, deixando de analisar todo os aspectos do hábito que envolvem o sono.
No entanto, buscando ajustar as atividades do dia do bebê, mudando alguns aspectos da conduta que temos com eles dia após dia caminhando nestes 1% diário que seja, vemos o cenário mudar. O próprio organismo do bebê passa a se ajustar e o hábito mais saudável de sono passa a ser a regra. Os “Hábitos Atômicos” podem trazer mais liberdade para o seu presente:
“Hábitos não restringem a liberdade. Eles a criam. Na verdade, pessoas que não controlam seus hábitos muitas vezes são as que tem menos liberdade. Sem bons hábitos financeiros, você sempre estará lutando pelo próximo tostão. Sem bons hábitos de saúde, sempre parecerá ter pouca energia. Sem bons hábitos de aprendizagem, sempre sentirá que está atrás da curva. Se está sempre sendo forçado a tomar decisões em tarefas simples – quando devo me exercitar, onde vou escrever, quando pago as contas -, então tem menos tempo para a liberdade. Somente quando tornamos os fatos básicos da vida mais fáceis é que conseguimos criar o espaço mental necessário para o pensamento livre e a criatividade.” Clear, 2019. p.47
Por isso, se você tem buscado implementar novas rotinas e novos hábitos em sua casa seja perseverante, continue no dia-a-dia, deixe que no passar das semanas a mágica aconteça. Nossos filhos se adaptam, nós nos adaptamos, todos dormem melhor e a qualidade de vida vai permeando outros aspectos da nossa vida.
- CLEAR, James. Hábitos Atômicos: Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e Se Livrar dos Maus / James Clear. – Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.