Existe pouco coisa a ser feita antes do parto para preparar o seio para a amamentação. Quando o bebê chega a sua força de sucção e amamentação repetitiva, com frequência, causam fissuras no seio e muita dor para a mamãe.
Porém, amamentar não precisa ser sinônimo de dor ou machucados nos seios. Aprender sobre amamentação e receber orientação no início de quem tem mais experiência pode facilitar o processo com o seu recém-nascido.
Algumas medidas que podem ajudar:
✅1 – Pomada de Lanolina Anidra.
A Lanolina é retirada de uma cera contida na lã de ovelha. Ajuda a impermeabilizar e hidratar a região do mamilo e auréola. Pode ser aplicada logo nas primeiras horas de amamentação caso sinta sensibilidade. Passe no seio após a mamada e quando for amamentar novamente retire o excesso com um pano úmido.
✅2 – Pega Adequada.
Busque informações sobre o posicionamento correto do bebê no seio, abocanhando a maior parte da auréola no ato da sucção e não somente o mamilo. O bebê suga com eficiência, principalmente nos primeiros dias quando o Colostro é liberado, o que causa com bastante frequência machucados no seio.
✅3 – Estalidos ou Dor durante a Mamada.
Se enquanto mama o bebê emite estalidos sonoros ou a mamãe fica com a sensação permanente de dor, é sinal que ele está mal posicionado. Coloque seu dedo minguinho no canto da boca do bebê, retire-o e o coloque novamente. Faça isso com quantas vezes for necessário para que ele faça uma Pega correta.
✅4 – Observe a Mamada.
Nestes primeiros dias de adaptação observe atentamente o bebê enquanto ele mama, você começa a conhecer seus padrões e ritmos peculiares. Eleve-o algumas vezes e com um leve toque nas costas o ajude a soltar o ar que fica preso durante a mamada. Posicione-o novamente para mamar. Isso o ajuda a ter uma mamada mais eficiente e ingerir todo o leite que necessita.
E aí gostou da dicas?💚